Dicas

O que é sinistro?

É quando ocorre um evento involuntário e previsto na apólice do Seguro Contratado (sinistro).

Em caso de roubo ou furto, como devo proceder?

Como primeira atitude, deverá proteger o imóvel, caso o mesmo tenha ficado exposto após o sinistro. Em seguida, caso tenha contratado essa cobertura, deverá ligar para a Assistência 24 horas solicitando ajuda de profissionais técnicos.

Depois, deverá providenciar a relação dos bens danificados e/ou roubados e ligar para nossa central de atendimento, informando a ocorrência do sinistro.

Como agir em caso de Colisão ou Roubo do seu automóvel?

Em caso de colisão, procure sempre fazer o Boletim de Ocorrência quando houver terceiro. Ele agiliza a constatação do mesmo e a liberação dos reparos pela Seguradora.
Procure fazer o aviso de sinistro à Seguradora no próprio local do acidente, pois a Central de Sinistro lhe fornecerá oficinas próximas e dicas para agilizar a condução do processo.

Em caso de roubo procure imediatamente uma delegacia e avise a seguradora o mais rápido possível através do 0800 em seu Cartão de Assistência. Com isso, as chances de recuperação do seu veículo intacto consideravelmente.

DICAS DE SEGURANÇA

Medidas que diminuem riscos e garantem sua tranqüilidade.

Ao sair de sua residência, certifique-se de que portas e janelas estejam devidamente fechadas. Não deixe chaves dentro de vasos, debaixo de tapetes, etc.

Dificulte a ação dos ladrões. Instale grades nas janelas, olho mágico e trancas nas portas. Nunca deixe portas e portões abertos, mesmo que tenha alguém em casa.

Só contrate empregadas domésticas com referências anteriores.

Antes de sair ou entrar em casa ou na garagem, observe se há alguém ou algum grupo de pessoas ou carros suspeitos nas proximidades.

À noite, mantenha um bom sistema de iluminação externa.

Fique atento! As pessoas que fazem pesquisas ou que prestam outros tipos de serviços devem estar com a credencial da empresa e também com a carteira de identidade.

Não utilize qualquer tipo de identificação no seu chaveiro. Isso facilita a localização de sua residência.
Quando observar luzes acesas ou barulho em casa de vizinhos que estejam viajando, chame a polícia.Quando for viajar, comunique sua ausência a um vizinho de confiança. Suspenda temporariamente a entrega de revistas e jornais, ou solicite ao vizinho que recolha suas correspondências.

SINISTRO

ATENDIMENTO DE SINISTRO AO SEGURADO

Avise de imediato à Companhia através da Central 24 horas, que identificará o tipo de sinistro e prestará as orientações necessárias.

Havendo necessidade de guincho, solicite o serviço à Central 24 horas;

Preencha o aviso fonado diretamente pelo Atendimento 24 horas;

Indique a Oficina para onde deverá ser removido o veículo,ou para base até sua definição;

Apresente de imediato o Boletim de Ocorrência, sempre que houver o seu registro;

Apresente cópia da Carteira Nacional de Habilitação, do condutor do auto segurado, quando não houver registro da Ocorrência;

Remover o veículo para oficina de confiança e solicitar confecção de orçamento dos danos;

Com o orçamento pronto, oriente a oficina a marcar vistoria, se a mesma ainda não tiver sido marcada;

Quando da vistoria, se o perito estiver de posse do aviso de sinistros e do boletim de ocorrência, poderá deixar liberado o faturamento junto à oficina;

Se os documentos necessários não forem enviados, a liberação poderá não ocorrer e o envio de imediato torna ágil a liberação e liquidação do sinistro.

Veículo Localizado de Furto ou Roubo

Originais:

Boletim de ocorrência de encontro do Veículo;

Auto de exibição, apreensão e constatação de danos;

Auto de depósito;

Auto de entrega;

Auto de devolução.

ATENDIMENTO DE SINISTRO AO TERCEIRO

Para atendimento ao terceiro (reclamante), é necessário que:

O segurado admita a responsabilidade pela ocorrência do sinistro;

O segurado seja comprovadamente o causador do acidente;

Orientá-lo a contatar a central de atendimento de sinistros, da sua Seguradora munido dos seguintes documentos:

Aviso de Sinistro preenchido e assinado pelo segurado(caso o sinistro tenha sido comunicado por telefone/internet, é dispensada apresentação deste formulário);

Registro Policial (quando houver). Na ausência deste, a seguradora fará o confronto entre os veículos;

Cópias das Carteira Nacional de Habilitação, dos condutores (veículos segurado e reclamante);

Cópia dos documentos de propriedade do veículo reclamante;
Preenchimento de ficha de reclamação (na oficina credenciada para atendimento).

Os reclamantes sempre deverão consertar seus veículos nas oficinas credenciadas da sua seguradora, visto que:

Os reparos independerão de marcação de vistorias;

A Companhia se responsabiliza pela qualidade do serviço efetuado no veículo;

Em casos excepcionais, com autorização do atendimento de sinistros, o reclamante poderá marcar vistoria fora das oficinas do grupo, são eles:

Quando o veículo reclamante for moto ou caminhão;

Quando o reclamante, também for segurado da mesma Companhia.

Obs.: Outros documentos poderão ser solicitados.

Aviso de Terceiros/Ficha de Reclamação

É o aviso do sinistro preenchido pelo terceiro através de reclamação efetuada à Cia. em um dos postos de atendimento de sinistros, na oficina credenciada ou via fone.

Vistoria Cruzada/Constatação de Danos

Somente é solicitado em caso de atendimento a terceiros para confirmação da procedência dos danos, isto é, verificação dos autos, à fim de constatar a relação de causa e efeito entre os danos existentes nos veículos segurado e terceiro.

O Confronto é necessário quando:

o registro policial não tenha sido realizado no mesmo dia da ocorrência;

Não tenham comparecido para registro da Ocorrência, todos os envolvidos no acidente.

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